Aproxima-te de um Mestre Espiritual

Jovem simpatizante: Deixe-me dizer-lhe o que sinto, “sem rodeios”. Na verdade, sou um grande tolo.

Swam Prabhupada: Não, você não é tolo. Eu não diria “tolo”, mas sim “imperfeito”.

Jovem: Está bem. Imperfeito. Mas deixe-me dizer-lhe que, no momento, admiro e respeito seus devotos, mas não sinto como se fizesse parte deles, e sequer tenho um grande desejo de fazer parte deles. Sinto que apenas quero fazer o que é correto, aproximar-me mais de Deus, e, se eu conseguir uma vida melhor da próxima vez, estarei satisfeito.

Swami Prabhupada: Ora, simplesmente siga o exemplo deles e seu desejo será satisfeito. Estes rapazes aqui estão sendo treinados para se purificarem e serem felizes. Esta é a nossa missão. Nós queremos ver o mundo inteiro feliz, sarve sukhino bhavantu. As pessoas não sabem como ser felizes: A dificuldade é que elas não aceitam o caminho padrão para se tornarem felizes, em vez do que inventam o seu próprio processo. Rishabhadeva, diante disso, apresentou o seguinte conselho a seus filhos: “Meus queridos filhos, submetam-se a austeridades para alcançarem a compreensão transcendental”. Todos fazem austeridades. Conheço, por exemplo, um rapaz que teve de ir a um país estrangeiro para poder aprender administração comercial. Ele, agora, está bem situado. Assim, todos têm de se submeter a alguma austeridade para a vida futura. Por que, então, não aceitar esta austeridade para a felicidade permanente? Você tem de purificar sua existência e seu corpo. Enquanto estiver aceitando corpos materiais, terei de trocá-los repetidamente, mas, tão logo eu obtenha um corpo espiritual‚ mudá-lo é algo incogitável. Nós já temos um corpo espiritual, mas agora, devido à nossa contaminação material, estamos desenvolvendo o corpo material. Se nos associarmos à vida espiritual, entretanto, desenvolveremos um corpo espiritual. Às vezes, dou o exemplo de que, se você coloca uma barra de ferro no fogo, o ferro passa a ser como o fogo, apesar de ser ferro. Não é assim?

Jovem: Certo.

Swami Prabhupada: Do mesmo modo, se você sempre se mantiver espiritualmente ocupado, seu corpo agirá espiritualmente, embora seja material. Quando uma barra de ferro fica em brasa, ela queima, adquirindo a qualidade do fogo. De forma semelhante, se você sempre se mantiver na consciência de Krishna, se tornará espiritualizado, isto é, agirá espiritualmente, não mais havendo exigências materiais.

Jovem: Como posso fazer isso?

Swami Prabhupada: Siga este processo que eles conseguiram seguir. Você não viu os seis rapazes que foram iniciados hoje? É muito simples. Você tem que seguir os quatro princípios reguladores e cantar com estas contas. É muito fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *