Os segredos da sequência do Yoga Sivananda

Po Swami Swaroopananda, diretor do Ashram Sivananda – Bahamas

Pergunta: Você poderia explicar a razão para a ordem das 12 posturas básicas na sequencia do Yoga Sivananda.
Resposta: Práticas yoguicas são fundamentalmente práticas espirituais por natureza, incluindo asanas. Eles têm um propósito espiritual mais elevado, sublime, que é a auto-realização, ou a realização da nossa verdadeira natureza. E nós atingimos este objetivo seguindo diferentes métodos, incluindo o hatha yoga. Mas então as práticas yoguicas também tem o que chamamos de benefícios colaterais. Benefícios colaterais podem ser coisas como saúde, paz de espírito, poderes físicos, poderes mentais, poderes psíquicos, poderes espirituais, e assim por diante. Quando falamos sobre asanas, eles tem vários benefícios terapêuticos, muitos benefícios para a saúde, precisamente o corpo físico. Yoga asanas garantem um fornecimento de prana equilibrado, ou força de vida, para todas partes do corpo físico. Um fornecimento equilibrado de prana é assegurado nao só para o corpo físico, mas também para os corpos sutis. Uma vez que a distribuição de força de vida é aumentada, o fluxo de sangue é aumentado. Yoga asanas asseguram um fluxo de sangue regular e harmonioso para todas as partes do corpo. Além disso, asseguram um bom fluxo dos impulsos nervosos para todas as partes do corpo, assim afetando o sistema endócrino. O sistema endócrino é o sistema do corpo que libera hormônios no corpo, e assim cria o que chamamos de equilíbrio hormonal no corpo físico.
Os asanas estão fazendo todas estas coisas,e é claro, a sequencia que os yogis estao seguindo, a sequencia de Swami Vishnudevananda, é uma sequencia muito especial. Está é uma sequencia muito especial porque se voce reparar, a sequencia começa com Shirsasana. A Invertida sobre a cabeça afeta a coroa da cabeça. A coroa da cabeça no corpo astral corresponde ao que chamamos de Chakra Sahasrara, o chakra coronario. Em seguida você faz a Invertida sobre os ombros, o Arado, e o Peixe. Todos estes três afetam a glândula da tireoide que corresponde ao Chakra Vishudha, o chakra laríngeo. A Invertida sobre a cabeça afeta o chakra coronário e o chakra do terceiro olho; que são os chakras da cabeça. Depois, quando você faz A Invertida sobre os ombros, você afeta afeta a glândula da tireoide que corresponde ao Vishudha, que é o chakra laringeo. Em seguida, você vai para postura como Cobra ou Gafanhoto,e assim por diante, você afeta a área dos rins e glândulas suprarrenais que estão sobre os rins, que corresponde ao Chakra Swadhishatana, que é o chakra na área dos orgãos sexuais. È claro, especificamente para as mulheres, praticas como Cobra irá afetar os órgãos sexuais onde as glândulas sexuais estão localizadas. Em sequencia, quando fazemos posturamos como, por exemplo Siddhasana, nós afetamos o Chakra Muladhara, que é o chakra raiz.
A ordem dos asanas corresponde ao fluxo dos chakras durante o que chamamos de momento da criação. Isso resulta em criação. A seguir, quando você se coloca em Shavasana, sua atenção e energia vai em direção oposta. Você começa dos pés e move a energia para cima. Você foca nos pés e passo a passo você move a energia para o topo de sua cabeça e isso resulta no que chamamos de dissolução da criação. Em uma prática você passa por todo o ciclo de criação, e a dissolução da criação, no nivel sutil, no vível dos nadis, chakras e assim por diante. Passando por todo ciclo de criação e dissolução ao praticar yoga, isso tem um efeito profundo nos nadis.
Por exemplo, posturas como a Meia torção da coluna. O que a Meia torção da coluna faz é que você tem os três nadis principais – Ida, Pingala e Sushumna – e eles estão entrelaçados, eles sufocam um aos outros.

Especialmente, eles sufocam o Sushumna e não permitem que o prana flua através do Sushumna, através do canal central. Quando você faz coisas como a Meia torção, você está liberando estes três nadis e liberando o Sushuma de ser sufocado. Assim, permitinho que o prana flua através destes canais. Similarmente, quando você o Triangulo no lado esquerdo e direito, você está abrindo estes três canais, portanto o Sushuma não é sufocado. Quando você faz coisas como Paschimothanasana, ou postura da cabeça para os joelhos, você está encorajando o fluxo de prana para dentro do Sushumna, para dentro do canal central. Todos estes processos, que acontecem em nível energético, tem um profundo efeito sob o corpo físico. Eles afetam o corpo físo em muitos, muitos níveis porque o corpo físico é governado e controlado pelo corpo astral e pela matriz dos nadis e chakras e assim por diante, que controla todas as atividades dentro do corpo físico. Se você tem um corpo astral saudável, certamente você terá um corpo físico saudável. E é isso que os asanas estão fazendo.

sequencia-asanas-sivananda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *